Os aços inoxidáveis duplex são ligas de uso relativamente recente em comparação com os outros tipos de aços inox. São assim chamados pois, apresentam uma microestrutura intermediária entre os tipos austenítico e ferrítico e várias características, particularmente a soldagem, também intermediárias. Por outro lado, devido ao alto teor de cromo e outros elementos de liga e de sua microestrutura, apresentam uma resistência à corrosão superior aos outros tipos em vários meios. Possuem, também, um limite de escoamento bem acima ao dos austeníticos, permitindo a redução da espessura e do peso de uma estrutura ou equipamento.
Os aços duplex apresentam um balanço de elementos alfa e gamagênicos em sua composição química de forma que o metal de base, após um processamento adequado apresenta de 30 a 70% de ferrita com adições de molibdênio, que favorece a ferrita e aumenta a resistência mecânica, e nitrogênio que estabiliza a austenita e endurece o material.
Nestes aços, podem ocorrer várias formas de precipitação de fases frágeis, tais como fases sigma, alfa, chi e a precipitação de carbonetos e nitretos. Este ultimo é o que mais ocorre em soldagem devido a velocidade alta de resfriamento. Estas precipitações, em geral, limitam a temperatura de trabalho destes materiais em no máximo 250ºC.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Para soldar com qualidade vocês precisam de maquinas de solda mig v8 brasil.
Vejam:
Maquina de solda v8 brasil
Não deixe de visitar nosso site.
Com todos as máquinas de solda da v8 brasil.
http://www.martineliferramentas.com.br/marca/92/v8-brasil/
Postar um comentário